Mkhedruli é o guião mais comum utilizado para escrever georgiano, enquanto que Mtavruli é utilizado para títulos, cabeçalhos e outras ocasiões especiais.
O alfabeto georgiano tem 33 letras, das quais três são vogais e as restantes são consoantes. O alfabeto é sobretudo fonético, o que significa que se souber pronunciar uma letra, saberá também pronunciar o som que ela representa.
Existem, no entanto, algumas excepções a esta regra. Por exemplo, a carta ლ (l) é pronunciada como um l inglês, mas quando aparece no início de uma palavra, é pronunciada como um r inglês.
O alfabeto georgiano é escrito da esquerda para a direita e não há letras maiúsculas ou minúsculas. Cada letra tem a sua forma única, o que ajuda a distingui-la das outras letras.
Ao escrever em georgiano, deve sempre usar um lápis ou uma caneta com tinta preta. Evite utilizar tinta vermelha, uma vez que isto é considerado como um azar.
O guião georgiano é relativamente simples de aprender e há muitos recursos disponíveis online para o ajudar a começar. Uma vez dominado o básico, será capaz de escrever em georgiano com confiança.