Grantha é um guião utilizado para escrever a língua sânscrita. É também utilizado para escrever Prakrit e Pali. O guião Grantha foi desenvolvido a partir do guião Brahmi. O nome "Grantha" significa "livro". O guião Grantha é utilizado principalmente no Sul da Índia, Sri Lanka e Sudeste Asiático.
O guião Grantha é uma abugida, o que significa que cada letra tem uma vogal inerente. Outras vogais são indicadas com diacríticos, que podem aparecer acima, abaixo, antes ou depois da letra. O guião de Grantha é também utilizado para escrever o tâmil.
Pensa-se que o guião Grantha tenha sido desenvolvido a partir do guião de Pallava, que foi utilizado para escrever Tamil. Pensa-se que o próprio guião de Pallava tenha sido derivado do guião Brahmi. Acredita-se que o guião Grantha tenha sido influenciado pelo guião Vatteluttu, que foi utilizado para escrever o tâmil.
O guião Grantha é utilizado principalmente no Sul da Índia, Sri Lanka e Sudeste Asiático. No Sul da Índia, o guião é utilizado para escrever sânscrito, Prakrit e Pali. No Sri Lanka, o guião é utilizado para escrever Sânscrito, Prakrit e Tamil. No Sudeste Asiático, o guião é utilizado para escrever Sânscrito, Prakrit e Pali.