O silesiano é uma língua falada na Silésia, uma região histórica da Europa Central. É membro do subgrupo Lechitic das línguas eslavas ocidentais. O silesiano é falado por cerca de 2,5 milhões de pessoas, principalmente na Silésia, e também em outras partes da Polónia e da República Checa. É também falado por minorias no norte da Eslováquia e no sul da Polónia.
O silesiano está mais intimamente relacionado com o polaco e o checo e, em menor medida, com o eslovaco. É também falado como segunda língua por pessoas que não são silesianos étnicos, tais como polacos, checos, e eslovacos.
O primeiro registo escrito da língua silesiana remonta ao século XIII. Pensa-se que se tenha desenvolvido a partir de um dialecto de polaco, mas com influência significativa do checo e do alemão.
O alfabeto silesiano é baseado no alfabeto latino, com algumas letras adicionais. O silesiano tem três dialectos: Silesiano Superior, Silesiano Inferior, e Silesiano Médio.
O silesiano superior é o dialecto mais falado, e é também a base para a forma escrita padrão da língua. O silesiano inferior é falado no sudoeste da região silesiana, e tem sido influenciado pelo checo. O médio-silesiano é falado no sudeste, e tem sido influenciado tanto pelo polaco como pelo alemão.