Quando se pensa na Pensilvânia, a primeira coisa que pode vir à mente é a Filadélfia. A segunda coisa pode ser o Sino da Liberdade ou cheesesteaks. Mas a Pensilvânia é muito mais do que isso! Limítrofe de seis outros estados e lar de mais de 12 milhões de pessoas, a Pensilvânia é um cadinho de culturas, e isso inclui a língua alemã da Pensilvânia.
Também conhecida como Pennsylvania Dutch, Pennsylvania German é um dialecto da Alemanha Ocidental Central. Estima-se que existam cerca de 300.000 falantes de alemão da Pensilvânia no mundo, a maioria dos quais vive no estado da Pensilvânia.
A história do alemão da Pensilvânia começa no século XVII quando os imigrantes alemães se estabeleceram na área que é hoje a Pensilvânia. Estes imigrantes fugiam da perseguição religiosa na sua pátria e procuravam a liberdade religiosa no Novo Mundo.
A língua alemã da Pensilvânia é um dialecto do alemão do centro-oeste. O dialecto é falado nas partes do sudeste e centro sul da Pensilvânia, bem como em algumas partes de Maryland, Virgínia, e Virgínia Ocidental.
O dialecto alemão da Pennsylvania é uma mistura de alemão e inglês. Na realidade, o alemão da Pensilvânia é por vezes referido como uma língua "crioula" porque é uma mistura de duas línguas.
O dialecto alemão da Pensilvânia tem sido influenciado pela língua inglesa ao longo dos anos. Contudo, há ainda muitas palavras e frases que são exclusivas do alemão da Pensilvânia.
Aqui estão alguns exemplos de palavras e frases em alemão da Pensilvânia:
-Guder mariye (bom dia)
-Wie geht's? (Como está?)
-Dankeschön (Obrigado)
-Guten appetite (Desfrute da sua refeição)
Se estiver interessado em aprender mais sobre a língua alemã da Pensilvânia, há muitos recursos disponíveis online e em bibliotecas. Há também cursos de alemão da Pensilvânia oferecidos em algumas faculdades e universidades.