Telugu é uma língua Dravidiana do Centro-Sul nativa da Índia. Também é falado nos estados vizinhos de Tamil Nadu e Andhra Pradesh. O telugu é a terceira língua mais falada na Índia, a seguir ao hindi e ao bengali. Com mais de 80 milhões de falantes, é uma das 23 línguas oficiais da Índia e uma das 13 línguas regionais com estatuto oficial na 8ª Agenda da Constituição da Índia.
Telugu é uma língua Dravidiana e é o único membro da família Dravidiana a ser escrito no guião Brahmic. O guião Telugu é derivado do guião Ashoka e está intimamente relacionado com o guião Kannada.
As primeiras inscrições na língua Telugu datam do século VI CE. O primeiro poema de Telugu completo, o Mahabharata, foi escrito no século XIII por Gona Budda Reddy. A literatura telúgua floresceu sob o Império de Vijayanagar no século XVI.
O primeiro jornal Telugu, o Andhra Patrika, foi publicado em Madras, em 1866. O primeiro jornal diário Telugu, Andhra Jyoti, foi iniciado em 1923.
O telugu é predominantemente falado no estado indiano de Andhra Pradesh, onde é a língua oficial. É também falado nos estados vizinhos de Tamil Nadu e Karnataka. O telugu é também falado nos territórios da união de Puducherry e das ilhas Andaman e Nicobar.
Telugu é uma das 22 línguas programadas da Índia e é uma das seis línguas designadas como uma língua clássica da Índia pelo Governo da Índia. O telugu é também a língua oficial do governo do estado de Andhra Pradesh.