O siríaco é uma variante do alfabeto aramaico utilizado para escrever a língua siríaca. O alfabeto é também utilizado para escrever outras línguas semíticas, tais como o dialecto mandaico do aramaico. O siríaco era o alfabeto principal do Império Persa e estava em uso em todo o império. É ainda hoje utilizado pela Igreja Assíria do Oriente e outras igrejas cristãs siríacas.
O alfabeto siríaco tem 22 letras, todas elas consonantes. O alfabeto é escrito da direita para a esquerda. O Syriac é escrito num alfabeto cursivo e inclui um número de ligaduras.
As primeiras inscrições Syriac datam do século II d.C. O alfabeto foi desenvolvido a partir do alfabeto aramaico e partilha uma série de características com os alfabetos hebraico e árabe.
O siríaco era a lingua franca do Império Persa e era utilizado como língua de administração e comércio. O cristianismo siríaco começou no século I d.C. e a igreja siríaca desenvolveu a sua própria liturgia e teologia distintas.
O alfabeto foi utilizado para escrever várias línguas diferentes, incluindo grego, persa, e árabe. A literatura siríaca é particularmente rica em poesia e comentários bíblicos.
O alfabeto foi também utilizado pelos Mandaeanos, uma seita gnóstica que utilizava uma forma ligeiramente modificada do alfabeto. O alfabeto é utilizado há mais de 1700 anos e ainda hoje é utilizado pelos cristãos sírios.