O glagolítico é o alfabeto eslavo mais antigo conhecido. Foi criado no século IX por São Cirilo, um monge de Salónica. O Glagolítico foi utilizado para escrever várias línguas eslavas, incluindo o eslavo da Igreja Velha, a língua litúrgica da Igreja Ortodoxa Eslava. O alfabeto foi também utilizado para escrever a língua croata, e durante um breve período no início do século XX, foi reavivado para ser usado em sérvio.
Glagolitic tem um sistema complexo de ligaduras e marcas diacríticas, o que o tornou bem adequado para escrever Old Church Slavonic. No entanto, a sua utilização limitou-se em grande parte a textos religiosos. No início do século XX, um grupo de estudiosos croatas liderados por Ljudevit Gaj reavivou o Glagolitic para uso na escrita da língua croata. O alfabeto foi utilizado durante um breve período, mas acabou por ser suplantado pelo alfabeto latino.
Hoje em dia, o Glagolitic é utilizado principalmente para fins decorativos. Pode ser visto na arquitectura de alguns países eslavos, e é por vezes utilizado em logótipos e outras marcas.