Selayar é uma língua falada na ilha de Selayar, a sul de Sulawesi, na Indonésia. Faz parte da família de línguas austronésias. Selayar é uma das poucas línguas austronésias que não tem uma consoante sem voz. A língua tem sido descrita como tendo "um sistema complexo de acordo verbal".
A língua Selayar é falada por cerca de 200.000 pessoas. A maioria dos falantes vive na ilha de Selayar, mas também há falantes nas cidades de Makassar e Palopo em Sulawesi. Há também alguns falantes na cidade de Jacarta.
A língua Selayar é um membro da família Austronésia de línguas. Está intimamente relacionada com as línguas de Sulawesi, como o makassarês e o buginês.
A linguagem Selayar tem um sistema complexo de acordo verbal. Isto significa que o verbo muda para concordar com o assunto em pessoa, número, e género. Por exemplo, o verbo "ler" é apresentado da seguinte forma:
Primeira pessoa do singular: nyawo
Segunda pessoa do singular: kawo
Terceira pessoa do singular: dawo
Primeira pessoa no plural: kawomu
Segunda pessoa no plural: kawotu
Terceira pessoa no plural: daworu
A língua Selayar também tem um sistema de honoríficos. Isto significa que existem palavras diferentes que são usadas para se dirigir a pessoas diferentes, dependendo do seu estatuto social. Por exemplo, a palavra para "pai" é diferente quando se dirige ao próprio pai, ao pai de outra pessoa, ou a um pai com um estatuto social mais elevado.
A língua Selayar é escrita usando o alfabeto latino.