Tulu é uma língua dravidiana falada principalmente no sudoeste do estado indiano de Karnataka, no distrito de Dakshina Kannada e na parte mais setentrional do distrito de Kasaragod no estado de Kerala. É uma das 22 línguas programadas da Índia e é também uma das quatro línguas dravidianas com estatuto oficial no estado de Karnataka. O Tulu é também falado nos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, e Fiji. Estima-se que existam mais de 2 milhões de falantes nativos da língua.
Tulu é escrito usando o guião Kannada. É uma das poucas línguas na Índia que não tem um guião próprio distinto e, em vez disso, utiliza o guião de outra língua.
Acredita-se que a língua Tulu se tenha desenvolvido a partir de uma mistura de línguas proto-dravidianas, brahui e prakrit. As primeiras inscrições conhecidas na língua datam do século XIII CE. Pensa-se que o povo tulu tenha migrado das partes do sul da Índia para as regiões costeiras de Karnataka e Kerala.
A língua tem uma rica tradição oral e é conhecida pelas suas canções populares e épicas. O épico de Tulu, o Aipattu, é um dos mais longos épicos em qualquer língua, com mais de 10.000 versos.
A língua tulu enfrenta actualmente a ameaça de extinção devido ao uso crescente de outras línguas, como o Kannada e o inglês, pelo povo tulu. Há necessidade de promover a utilização do Tulu para preservar a língua e o seu rico património cultural.