Capiznon é uma língua visayana falada na província de Capiz, Filipinas. Está relacionada com outras línguas visayanas, tais como Hiligaynon e Kinaray-a. O capiznon é também falado nas províncias vizinhas de Antique e Aklan.
A língua é também conhecida como Capiznon, Capiz, ou Capiceño. O termo Capiznon é derivado do nome da província, Capiz. A língua é também referida como Capiznon em algumas publicações.
A língua Capiznon faz parte da família Austronésia de línguas. Está intimamente relacionada com Hiligaynon e Kinaray-a, que também são faladas na região de Visayas, nas Filipinas.
A língua Capiznon é falada por cerca de 1,3 milhões de pessoas nas Filipinas. A grande maioria dos falantes encontra-se na província de Capiz, onde a língua é amplamente utilizada. Outros falantes encontram-se nas províncias vizinhas de Antique e Aklan.
A língua Capiznon tem uma rica tradição oral. Há muitos contos e lendas que têm sido transmitidos ao longo das gerações. A língua tem também uma rica tradição literária. Muitos escritores filipinos famosos, tais como Francisco Balagtas e Nick Joaquin, escreveram em Capiznon.
A língua Capiznon é também utilizada nos meios de comunicação social. Há vários programas de rádio e televisão que são transmitidos na língua.
A língua Capiznon está em perigo de se extinguir. Muitos jovens nas Filipinas não estão a aprender a língua. Isto deve-se à influência da língua nacional, filipina, e ao uso generalizado do inglês no país.