Blissymbols são uma forma única de escrita que foi inventada por Charles Bliss no início da década de 1940. Bliss foi um engenheiro nascido na Alemanha que emigrou para a Austrália na década de 1930. Enquanto trabalhava como professor em Sydney, Bliss interessou-se pelo problema da comunicação com pessoas que tinham perdido a capacidade de falar.
Começou a desenvolver um sistema de símbolos que podiam ser utilizados para representar os conceitos na mente de uma pessoa, e que podiam ser combinados para formar frases. Os símbolos eram baseados em imagens, e Bliss chamou-lhes "blissymbols".
Os primeiros Blissymbols foram publicados num livro em 1945, e Bliss continuou a desenvolver o sistema ao longo da sua vida. Nos anos 50, colaborou com Margaret Shepherd, uma psicóloga, para desenvolver um método de ensino utilizando Blissymbols.
O sistema foi mais tarde adoptado por um certo número de escolas para crianças com dificuldades de comunicação. Hoje em dia, existem várias versões diferentes de Blissymbols em uso em todo o mundo.
Os Blissymbols oferecem uma forma única de representar pensamentos e ideias. Podem ser usados para comunicar com pessoas que têm dificuldade em falar, e também podem ser usados como instrumento de ensino.