A língua norte-frisiana é uma língua minoritária falada em partes da Dinamarca e da Alemanha. Faz parte do grupo maior de línguas frísias, que também inclui o frísio ocidental, o frísio oriental, e o frísio de Saterland. O frísio do Norte está intimamente relacionado com as outras línguas frísias, mas não é mutuamente inteligível com nenhuma delas. Existem aproximadamente 2.000 falantes do Frísio Norte, a maioria dos quais vive nas ilhas do Frísio Norte, ao largo da costa da Alemanha.
A língua norte-frisiana tem três dialectos principais: O frísio do Norte insular, que é falado nas Ilhas Frísios do Norte; o frísio do Norte continental, que é falado em partes da Dinamarca e da Alemanha; e o frísio do Norte do Sul, que é falado numa pequena área da Alemanha. Todos os três dialectos são mutuamente inteligíveis.
A língua frísio norte está em perigo, com a maioria dos falantes a terem mais de 60 anos de idade. Estão a ser feitos esforços para reanimar a língua, incluindo a criação de uma Academia do Frísio Norte e a produção de um dicionário do Frísio Norte.