Ugaritic é uma língua semítica do Noroeste, falada pelos antigos cananeus que viviam na cidade de Ugarit, na Síria moderna. É conhecida principalmente pelos textos ugaríticos, que são os exemplos mais antigos da literatura semítica do Noroeste.
O alfabeto ugariano é muito semelhante aos alfabetos hebraico e árabe modernos. É composto por 22 letras, todas elas consonantes. Não há vogais na língua escrita, mas são provavelmente pronunciadas na fala.
Ugaritic foi escrito num alfabeto cuneiforme, que foi adaptado da escrita acádia. É um dos alfabetos mais antigos ainda hoje em uso.
A língua é conhecida pela sua utilização de raízes triliterais, que são palavras compostas por três consoantes. Estas raízes são a base do vocabulário ugariano, e são utilizadas para criar novas palavras através da adição de vogais e outras consoantes.
O Ugaritic é uma língua muito concisa, e os seus textos são muitas vezes difíceis de interpretar. Isto deve-se ao facto de a língua não ter sido concebida para ser escrita, mas sim transmitida oralmente de geração em geração.
Apesar da sua idade, o Ugaritic ainda hoje é estudado por estudiosos. É uma língua importante para a compreensão do desenvolvimento de outras línguas semíticas do Noroeste, tais como o hebraico e o aramaico.