Takri, também conhecido como ṭākrī ou ṭāṅkrī, é um guião utilizado para escrever as línguas Dogri, Punjabi e Sindhi do subcontinente indiano. O alfabeto Takri foi desenvolvido durante o século XI, e consiste numa forma modificada do alfabeto Gurmukhi. O Takri é escrito da esquerda para a direita, e tem um total de 35 letras.
Acredita-se que o alfabeto Takri tenha sido desenvolvido a partir do alfabeto Gurmukhi, que por sua vez derivava do alfabeto Landa. Takri partilha muitas semelhanças com Gurmukhi, incluindo a utilização das mesmas formas básicas de letras. No entanto, Takri tem uma série de características distintas, tais como o uso de pontos para indicar sons de vogais, e o uso de traços extra para diferenciar entre certas consoantes.
Takri foi historicamente utilizado para escrever várias línguas diferentes, incluindo Dogri, Punjabi e Sindhi. No entanto, já não é utilizado para nenhuma destas línguas, tendo sido largamente substituído pelos guiões Devanagari, Gurmukhi e árabe. Hoje em dia, Takri é utilizado principalmente para fins decorativos, e pode ser visto em vários templos e outros edifícios na Índia.